top of page

27 de Fevereiro – São Ruperto

São Ruperto descendia dos rupertinos, uma importante família que dominava a região do médio e alto Reno com o título de conde. Essa família também deu origem a outro São Roberto (ou Ruperto) de Bingen, cuja vida foi registrada por Santa Hildegarda. Os rupertinos eram parentes dos carolíngios e tinham suas atividades centradas em Worms. São Ruperto recebeu sua formação monástica de cunho irlandês.

Obras em Vida

No ano de 700, sentiu-se impelido pelos seus mestres e foi à Baviera, apoiado pelo conde Teodo de Baviera. Lá, fundou uma igreja dedicada a São Pedro perto do lago Waller, a 10 km de Salisburgo. Posteriormente, construiu um mosteiro próximo ao rio Salzach, próximo à antiga cidade romana de Juvavum. Esse mosteiro, dedicado a São Pedro, é o mais antigo da Áustria e está associado ao núcleo de Nova Salisburgo. Ele contou com a colaboração de doze conterrâneos, alguns dos quais, como Cunialdo e Gislero, foram honrados como santos.

O Mosteiro Feminino

Próximo ao mosteiro de São Pedro, um mosteiro feminino foi estabelecido e confiado à abadessa Erentrude, sobrinha de São Ruperto. Esses empreendimentos foram fundamentais para o surgimento da Nova Salisburgo, e São Ruperto é reconhecido como seu fundador. Ele foi responsável pela conversão total da Baviera e da Áustria.

São Ruperto: Modelo de Monge, Fundador e Bispo de Salzburgo

São Ruperto é reconhecido como o fundador da cidade de Salzburgo, cujo significado é “cidade do sal”. Seu símbolo inclui um saleiro, pela sua estreita conexão com a origem e o desenvolvimento da cidade. Além de fundador, foi o primeiro bispo de Salzburgo. Sua influência foi tão significativa que é venerado não apenas nas regiões de língua alemã, mas também na Irlanda, de onde ele era originário.

Páscoa

São Ruperto faleceu em 27 de março de 718, um domingo de Páscoa, após celebrar a missa no mosteiro de Juvavum. Antes de partir, fez recomendações e pedidos de orações à sua sobrinha e irmã espiritual, Erentrude. Suas relíquias estão guardadas na catedral de Salzburgo, construída no século XVII. Ele é o padroeiro da cidade e de suas minas de sal.

Oração

Senhor, por intercessão de São Ruperto, pedimos pelas vocações religiosas, para que os jovens vocacionados encontrem apoio em suas famílias e na sociedade para o desenvolvimento da Igreja. Rogamos também por todo o clero, para que, na santidade, governem com sabedoria o Seu povo. Amém.

 

 

 

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page